iTudo: O mundo inteiro à distância de um toque

posted by H+K Strategies

Nos tempos áureos da explosão da Internet nos anos 90, o lema do Internet Explorer da Microsoft, ainda hoje o browser mais utilizado do mundo, era “Where do you want to go today?”. A ideia de que podíamos aceder a praticamente qualquer conteúdo, fosse ele de informação, entretenimento, cultura, etc, através do simples digitar de um endereço, era extraordinariamente revolucionária.

O limiar entre o pensar e o obter esbatia-se apenas durante o tempo (por vezes muito!) que os “velhinhos” modems de 56 k demoravam a completar a ligação. Uma vez conseguida a conexão, o mundo era nosso!

Muita coisa mudou desde então e, graças a outras revoluções tecnológicas, passámos a dar como adquirido certas coisas que não há tanto tempo atrás consideraríamos um argumento de um filme de ficção científica.

Mas ainda nos surpreendemos. Eu, em particular, surpreendo-me com a simplicidade, com a capacidade de tornar aquilo que é inerentemente complexo, numa forma intuitiva de interacção, quase tão natural como pensar.

O tablet, que desde há um ano para cá, com a chegada da toda-poderosa Apple ao mercado, se tornou o produto tecnológico mais ansiado por muitos, é um exemplo disso mesmo: de como o simples pode ser profundamente belo.

Há sempre que ter reservas quanto ao hype que rodeia o produto mas, vezes há, em que o hype é verdadeiro. Desde quando é que podemos estar num autocarro a tocar piano? No comboio a folhear (literalmente folhear) um jornal? Num jardim a ver um filme? Em casa a conduzir um Fórmula 1? Tudo isto numa superfície lisa, fina, que brilha no escuro (por vezes até demais)?

Um estudo da IDC prevê que só este ano os tablets possam crescer 800% a nível global. Seja como for, tal como nos anos 90, voltamos a sentir que o mundo inteiro está ao nosso alcance… Ao alcance de um toque!

Add a comment